SISTEMA CONSTRUTIVO
- 8 de Agosto, 2019
- -
A My House não está vinculada a um sistema construtivo específico, permite potenciar a arquitectura através soluções híbridas, garantindo sempre uma solução optimizada técnica e economicamente.
Apresentamos de seguida, os sistemas construtivos mais comuns:
- Alvenaria de Tijolo ou Bloco
- Aço Leve (Light Steel Frame)
- Blocos de Aparas de Madeira
- CLT (Cross Laminated Timber)
- Madeira
- Modular / Metálica
- Pré Fabricado (metálico, betão ou XPS revestido com argamassas)
Destacamos o sistema o LSF, uma vez que, na nossa perspectiva, é o sistema construtivo que representa o futuro da construção, porque:
- Representa a evolução e industrialização da construção;
- A não dependência do “mestre de obras”, dada a inevitável e consequente dificuldade na mão de obra especializada no método tradicional;
- Permite a adaptação permanente da construção às novas necessidades;
- Sendo reciclável (o LSF) reduz a pegada do carbono;
O que é o Light Steel Frame?
O Light Steel Frame, usualmente conhecido como LSF, é um sistema construtivo que utiliza o aço galvanizado como principal elemento estrutural. São estruturas que não utilizam tijolo ou cimento, sendo que o betão é apenas empregue nas fundações ou caves. O sistema também é conhecido por estruturas em aço leve, construção LSF ou construção com aço galvanizado.
A palavra steel indica a matéria prima usada na estrutura, o aço. A inclusão de light (em português, ‘leve’) indica que os elementos em aço são de baixo peso, uma vez que são produzidos a partir de chapa de aço com espessura reduzida. O termo light também lembra que não é necessário utilizar equipamentos e maquinaria pesada na construção. Também ressalta a flexibilidade, dado que permite qualquer tipo de acabamento exterior e interior. Além disso, o próprio peso do edifício é baixo, não só porque a sua estrutura é leve, mas também por que o light steel framing é especialmente destinado a edifícios de pouca altura, em contraste com as estruturas pesadas de grandes prédios de apartamentos. Apesar de elementos em aço leve galvanizado serem usados, para fins não estruturais, em edifícios de maiores dimensões, a expressão light steel framing é especialmente utilizada com referência a edifícios residenciais até dois ou três pisos, ou seja, edifícios leves. Também se emprega a palavra light para lembrar a facilidade com que os materiais são aplicados em obras de reabilitação de edifícios antigos, cujas estruturas, embora pesadas, possuem baixa resistência sísmica.
Framing é a palavra usada na língua inglesa para definir um esqueleto estrutural composto por diversos elementos individuais ligados entre si, passando estes a funcionar em conjunto, para dar forma e suportar o edifício e o seu conteúdo. A palavra também se refere aos processos usados para interligar os referidos elementos estruturais, sejam em madeira, ferro ou aço galvanizado. De difícil tradução em português (o termo mais aproximado seria caixilharia), tem-se optado por dizer ‘estruturas’.
Assim, light steel framing poderá traduzir-se por estruturas em aço leve.
Vantagens
SEGURANÇA:
As estruturas em aço galvanizado têm uma enorme durabilidade e a interligação dos perfis torna-as mais estáveis e seguras em caso de ocorrência de atividade sísmica significativa.
Principais características:
Baixo peso da estrutura e de todo o edifício em geral;
Distribuição de cargas por todo o perímetro;
Ductilidade dos elementos metálicos estruturais;
Flexibilidade da estrutura por não existirem conexões rígidas.
CONFORTO:
As construções com estrutura em aço distinguem-se no isolamento térmico e acústico e na regulação da humidade ambiental.
Os níveis de conforto térmico e acústico são superiores ao da construção convencional devido às elevadas camadas de materiais isolantes que compõem o edifício, assim como, à inexistência de pontes térmicas.
Os materiais isolantes empregues, por si só, mantêm o ambiente numa temperatura estável e amena, evitando condensações. As paredes interiores são revestidas a placas de gessolaminado que, sendo porosas, podem absorver o excesso de humidade para depois o devolver ao meio ambiente quando este estiver mais seco.
SUSTENTABILIDADE / ECOLOGIA:
As construções em LSF não utilizam matérias poluentes e reduzem consideravelmente o gasto de energia. Todos os materiais têm origem certificada e praticamente não há sobras de material e/ou entulhos, para além do reaproveitamento/reciclagem da quase totalidade dos resíduos dos materiais empregues.
OBRA LIMPA:
A não existência de roços, os vãos obrigatoriamente acabados e o pré-fabrico reduzem exponencialmente os resíduos de materiais de obra.
RAPIDEZ NA CONSTRUÇÃO:
O prazo de construção é reduzido em cerca de 1/3 comparativamente com a construção tradicional. Os edifícios em LSF são fáceis e simples de construir, uma vez que os perfis de aço encaixam-se segundo as indicações inscritas nos próprios perfis e previstas em projeto.
INDUSTRIALIZAÇÃO DA CONSTRUÇÃO:
não dependência de mão de obra especializada como o tradicional mestre de obras ou pedreiro – flagelo dos próximos anos -, dispensando a necessidade do fio de prumo a cada tijolo colocado, mas uma produção fabril – pré-fabricação – da estrutura da moradia.
CONSTRUÇÃO SECA:
Nos seus componentes, a água presente na composição dos elementos tem valores praticamente nulos.
Solução My House
A opção preconizada pela MyHouse é uma solução mista ou híbrida, isto é, recorremos ao betão para caves, fundações e lajes, e para as paredes interiores e exteriores utilizamos LSF, podendo ainda, se necessário, recorrer a alvenaria caso seja mais viável tecnicamente e economicamente.
Porquê uma solução mista (Betão + LSF)?
- Garante a potencialização do melhor dos dois mundos – o betão para a estrutura e LSF para os panos de parede e lajes de cobertura – , colmatando as fragilidades e limitações do LSF: vibração da laje em aço (semelhante às casas antigas com soalho em madeira); palas ou varandas em balanço e com espessura reduzida; a execução do tipo da escada interior, planos inclinados ou desalinhados, etc;
- Estrutura de betão apenas para a laje térrea e de piso muito reduzida, garantindo a estabilidade para uma construção com um peso muito inferior, e completamente integrada na estrutura metálica;
- Permite cumprimento estrito do projecto de arquitectura – mesmo que este seja arrojado -, não ficando esta solução restringida à tradicional “caixa” com vãos pequenos;
- Uma solução optimizada será seguramente mais económica;
Vamos começar?
O sistema construtivo da My House foi desenvolvido através da experiência de vários anos a trabalhar em Aço Leve. Ficou com questões? Então é o momento de preencher o formulário de contacto.
- 9157
- 0