fbpx
Share

Projeto e Construção

Questões Frequentes

Caso a sua questão não seja esclarecida, não hesite em contactar-nos!

scroll down

Projeto

A MH TEM O CONCEITO CHAVE-NA-MÃO. O QUE É QUE ISSO SIGNIFICA NO PONTO DE VISTA DO CLIENTE?

Significa que a cargo do cliente só ficam questões como financiamento, sendo que a MH pode indicar bancos parceiros, pagamentos (projeto, taxas de licenciamento e construção) e a escolha dos materias que pretende na sua moradia. Todo o resto, é responsabilidade da MH.

Projeto

QUANDO DEVO PENSAR NA EMPRESA DE PROJETO E CONSTRUÇÃO? ANTES OU DEPOIS DE TER TERRENO?

É importante o Arquiteto ajudar na escolha do terreno, no sentido de ter um parecer técnico e também analisar a viabilidade. Assim, deve contactar a MH mal sonhe que quer construir aquela moradia que sempre desejou! Leia o nosso artigo sobre a escolha do terreno, aqui: https://www.my-house.pt/terreno/

Projeto

QUANTO TEMPO DEMORA E QUANTO CUSTA O PROJETO?

Temos toda essa informação no blog, leia aqui: https://www.my-house.pt/servicos-de-projeto/

Projeto

TENHO PROJETO APROVADO EM ALVENARIA, MAS PRETENDO CONSTRUIR EM LSF. AINDA É POSSÍVEL?

Sim. Desde que a arquitetura da moradia não seja alterada, a MH reune na respetiva Câmara Municipal e submete um pedido de alteração ao Projeto de Especialidades e a construção não sofrerá atrasos.

Projeto

A CONSTRUÇÃO EM LSF NECESSITA DE LICENCIAMENTO?

Sim. Mesmo não estando vinculada a um sistema construtivo, a MH usualmente recorre a uma solução mista (Betão + LSF), assim relativamente à construção tradicional, a MH faz a substituição da Alvenaria por Aço Leve (LSF), mantendo o betão. Ou seja, o processo de licenciamento é praticamente igual ao da construção tradicional.

Projeto

O QUE NECESSITO PARA ORÇAMENTAR O MEU PROJETO?

Para que possa ter um orçamento rigoroso e comparável com outras empresas necessita de ter consigo o Projeto de Arquitetura, o Projeto de Especialidades, o Mapa de Quantidades e o Caderno de Encargos. Caso contrário, podemos sempre dar uma previsão de custos baseada no valor por m2 de construção.

Construção

QUAIS SÃO AS GARANTIAS DA CONSTRUÇÃO EM LSF?

As garantias são definidas pela Lei Portuguesa, assim sendo:

  • 10 anos – Estrutura
  • 5 anos – Acabamentos
  • 2 anos – Equipamentos

Construção

QUAL É A CLASSE ENERGÉTICA ADOTADA?

Depende sempre o comprimento dos vãos e do uso (ou não) de gás natural. Normalmente, varia entre A e B, mas é facil ter uma classe energética A+, se só utilizarmos energias renováveis.

Construção

QUANTO TEMPO DEMORA A CONSTRUÇÃO?

Num caso normal, uma moradia térrea demora cerca de 8 meses a construir. Uma moradia de 2 pisos demora entre 10 a 12 meses.

Construção

QUAL A DURABILIDADE E MANUTENÇÃO NECESSÁRIA?

Sendo a construção em aço leve recente em Portugal, é normal surgirem questões como a durabilidade, valorização e manutenção deste sistema construtivo. Assim, podemos considerar que tal e qual como a construção tradicional, têm de respeitar a legislação em vigor.

Construção

QUAL O VALOR DE REFERÊNCIA PARA O M2 DE LSF PARA A CONSTRUÇÃO DA MORADIA?

O valor de referência para o m2 de construção é de 1200€ + IVA (para LSF), para “acabamentos correntes” – sendo esta designação extremamente vaga… Inclui cozinha e armários fixos. Exclui muros e arranjos exteriores.

Construção

QUAIS OS MATERIAIS CONSIDERADOS PARA O VALOR DE REFERÊNCIA?

SISTEMA CONSTRUTIVO
Estrutura constituída por por perfis estruturais de aço leve galvanizado S280, Z275, com revestimento estrutural constituído por placas OSB 3 com a espessura de 12 mm nas paredes e 18 mm na cobertura.

FUNDAÇÕES
Decapagem e desaterro para execução da laje térrea constituída por camada drenante de brita, ensoleiramento geral, isolamento térmico e impermeabilização.
Nota: para a execução desta laje é considerado que a laje pousa diretamente sobre o terreno, sendo esta uma situação a avaliar caso a caso.

COBERTURA
Sistema de impermeabilização e isolamento térmico em chapa sandwich de 6 cm.

ISOLAMENTOS
Painel de lã de rocha de 100mm na face interior das paredes exteriores; painel de lã de rocha de 60mm nas paredes interiores; painel de lã de rocha de 50mm nos tetos.

FACHADA
Poliestireno expandido (EPS) + revestimento de argamassa tipo etics com 6 cm de espessura.

CAIXILHARIA
Alumínio de corte-térmico com vidro duplo e estores elétricos.

TECTOS
Placa de gesso cartonado BA13 barrado e pintado em salas e quartos; placa de gesso cartonado hidrofugo barrado e pintado em cozinha e instalações sanitárias.

PAREDES
Placa dupla de gesso cartonado BA13 barrado e pintado em salas e quartos; placa dupla de gesso cartonado hidrofugo em cozinha e instalações sanitárias; revestimento cerâmico de paredes.

EQUIPAMENTOS SANITÁRIOS
Louças sanitárias de pousar.

PAVIMENTOS
Pavimento flutuante em salas, quartos e cozinha; Pavimento cerâmico em instalações sanitárias e em varandas.

CARPINTARIAS
Móveis de cozinha em melamina; bancada de cozinha em quartzo; exaustor.

CARPINTARIAS
Portas interiores em folheado; roupeiros interiores em melamina com portas de abrir.

INFRAESTRUTURAS
Execução de rede elétrica, rede de ited, rede de abastecimento de águas e drenagem de esgotos domésticos, rede de gás, pré-instalação de ar-condicionado, sistema de ventilação mecânica das instalações sanitárias

EQUIPAMENTOS
Painel solar para AQS de termossifão; Recuperador de calor