CHAVE-NA-MÃO
- 8 de Agosto, 2019
- -
Dividimos o processo chave-na-mão em duas partes distintas: (1) projeto e (2) obra. O objetivo é a não vinculação imediata do cliente à empresa, sem ter o projeto geral e todos os componentes da moradia perfeitamente definidos, permitindo que, após a entrega do Caderno de Encargos, o cliente terá a liberdade de solicitar cotação a outras empresas concorrentes, garantindo que as cotações se referem à mesma coisa. Só desta forma o cliente garantirá um valor final rigoroso antes de avançar para a construção.
01.Projeto
a. Programa Base: Fazemos uma primeira abordagem às premissas do projeto através de uma reunião pessoal e in loco, se necessário, que dá origem ao documento de Programa Base. Esse documento é validado pelo cliente, avançando de seguida para o Estudo Prévio. Nesta fase fazemos o levantamento topográfico, analisamos e validamos todos os documentos imprescindíveis, e aferimos a necessidade de reunião prévia na Câmara Municipal.
b. Estudo Prévio: É desenvolvida uma primeira proposta – de acordo com premissas validadas no Programa Base – e é apresentada ao cliente num prazo máximo de 30 dias. Esta proposta é exequível, uma vez que cumpre todos os preceitos legais e serve apenas para discussão. Uma primeira abordagem ao projecto. Normalmente é constituída por plantas, alçados e imagens virtuais exteriores e interiores. Após esta primeira apresentação, o cliente tem a liberdade de solicitar uma ou mais revisões cujas serão apresentadas num prazo máximo de 15 dias após cada reunião. Após a validação do Estudo Prévio, fazemos uma pré-orçamentação de modo a avaliar a viabilidade da proposta apresentada.
c. Licenciamento: Apenas após aprovação do ponto anterior, iniciaremos o processo de Licenciamento. Preparamos todos os elementos indispensáveis à correta instrução do processo – em formato físico e digital – , de acordo com as normas de cada sede de licenciamento, tendo o cliente como única tarefa, a assinatura do requerimento. Por princípio, e na perspectiva da antecipação, entregamos os elementos correspondentes à Arquitetura e Especialidades num só momento. O figurino da instrução será abordado adiante, em ponto dedicado.
d. Projecto de Execução: Após a entrega dos processo de Licenciamento, iniciamos o Projecto de Execução, tendo por propósito a definição rigorosa de todos os materiais e acabamentos que compõem a construção. Nesta fase, o cliente deverá estar de um modo mais disponível, dada a quantidade de informação trocada em reunião presencial mas também via email, com imagens e amostras de todos os produtos. Fazem parte integrante do Projecto de Execução as Peças Escritas e Desenhadas, contendo estas os Mapas de Vãos, Mapas de Pisos, Carpintarias, etc. O Mapa de Quantidades, documento essencial na rigorosa orçamentação, preconiza o resumo escrito de todos os elementos definidos até então. Com este documento, iremos orçamentar a moradia item a item detalhadamente, permitindo de forma completamente transparente a percepção dos valores individuais de cada um dos componentes da moradia. Este documento permite ainda a gestão orçamental da proposta, uma vez que o cliente poderá eliminar ou substituir materiais ou acabamentos, sempre com o perfeito controle dos custos previstos, de modo a convergir para o orçamento pretendido ou disponível. O processo integral do Projecto de Execução será entregue ao cliente, permitindo este ter acesso a cotações de outras empresas concorrentes, garantindo orçamentos reais para o mesmo projecto.
e. Assistência Técnica: Como atividade complementar da elaboração do Projeto de Arquitetura, a Assistência Técnica constitui uma obrigação e um direito do respetivo autor. Durante a execução da obra, a Assistência Técnica compreenderá: (i) o esclarecimento de dúvidas de interpretação e a prestação de informações complementares relativas ao projeto de arquitetura; (ii) Apreciação de documentos de ordem técnica apresentados pelos fornecedores ou empreiteiros da obra, relativos a materiais e/ou soluções alternativas às prescritas no Projeto de Execução; (iii) Assistência ao Cliente na verificação da qualidade dos materiais e do cumprimento do projeto de arquitectura.
A Assistência Técnica não abrange a direção técnica, a administração ou a fiscalização da obra, nem a adaptação dos projetos à eventual inaptidão dos empreiteiros contratados.
Notas:
i. Estão incluídos na prestação dos nossos serviços técnicos de Arquitectura e Engenharia, independentemente da adjudicação dos trabalhos de construção, o acompanhamento de obra e a assistência técnica.
02. Obra
a. Após adjudicação da construção e assinatura de contrato, será definida a calendarização da obra e entregue ao cliente o respectivo plano de pagamentos. Este, poderá ser ajustado às condições da entidade financiadora.
b. A MyHouse dará início às obras, construindo primeiramente as infraestruturas indispensáveis para pedidos dos ramais de abastecimento, e montando todo o estaleiro de apoio à obra.
c. Pós contratualizado o fornecimento das redes, serão iniciados todos os trabalhos de construção, tendo sempre em conta a segurança em obra, mas também todos os padrões de qualidade, garantindo o cumprimento estrito do Mapa de Quantidades aprovado e todas as condições patentes em Contrato de Empreitada.
d. Aquando término da obra, a MyHouse tratará da limpeza da obra e da remoção do estaleiro.
Notas:
i. A MyHouse é empreiteiro Geral, contudo, poderá ter necessidade de subcontratar algumas especialidades, sendo que assumirá sempre e em qualquer circunstância, a responsabilidade da obra e garantias da construção.
ii. A MyHouse trata de toda parte burocrática relativa aos trabalhos de construção, designadamente, pedido de emissão de alvará de construção, pedidos dos diferentes ramais, sendo que o pagamento das taxas devidas da responsabilidade do requerente.
iii. A MyHouse garante a execução de todos os trabalhos desde a movimentação das terras até à execução de arranjos exteriores e/ou decoração da moradia.
iv. É dada a liberdade ao cliente de ficar responsável pelo ajuste direto de algumas empreitadas, sendo necessário salvaguardar a questão da responsabilidade dos trabalhos e respectivas garantias, assim como os prazos previstos para a execução destes na coordenação com os restantes. Neste caso, e para salvaguarda da garantia, a MyHouse deverá executar apenas os trabalhos numa empreitada, nunca regressando à obra após trabalhos executados por subempreiteiro da responsabilidade do cliente.
Preparado para começar?
Agora que já percebeu que na My House trabalhamos de forma séria e profissional, não perca mais tempo e preencha o nosso formulário de contacto.
- 5953
- 0